Que despesas declaram?
Tópico cartaz: Ana Rita Simões
Ana Rita Simões
Ana Rita Simões  Identity Verified
Portugal
Local time: 22:54
Membro (2009)
inglês para português
+ ...
Dec 7, 2008

Olá a todos!

Abri actividade em Abril deste ano, e confesso que percebo pouco ou nada de finanças e contabilidade - ainda por cima, cada pessoa das Finanças com que falo diz-me uma coisa diferente!

Gostava de saber que tipo de despesas é que conseguem declarar para efeitos de IRS. Já sei que posso esquecer a gasolina Bem jeito dava. Outros colegas com quem tenho falado dizem-me que praticamente não
... See more
Olá a todos!

Abri actividade em Abril deste ano, e confesso que percebo pouco ou nada de finanças e contabilidade - ainda por cima, cada pessoa das Finanças com que falo diz-me uma coisa diferente!

Gostava de saber que tipo de despesas é que conseguem declarar para efeitos de IRS. Já sei que posso esquecer a gasolina Bem jeito dava. Outros colegas com quem tenho falado dizem-me que praticamente não conseguem declarar nada (e, consequentemente, nunca recebem nada) - mas tenho esperança que haja uma forma de contornar a situação!

Qual é a vossa experiência?

Obrigada desde já!

[Edited at 2008-12-08 01:32 GMT]
Collapse


 
Susana Valdez
Susana Valdez  Identity Verified
Portugal
Local time: 22:54
inglês para português
+ ...
IRS Dec 10, 2008

Ainda ontem li este artigo. Pode ser que ajude. E para o IVA, o que declaram?

"Saúde

Para a saúde que tenha o IVA reduzido (isento ou de 5%) pode deduzir 30% do valor gasto sem limite de despesas. Assim, se gastou 1.000€ poderá ver devolvidos 300€ no ano seguinte.

Para as despesas que têm o IVA à taxa normal (actualmente de 20%) poderá, da mesma forma, deduzir 30% mas com o limite de 62€. Para obter o benefício máximo terá de gastar 206€ e
... See more
Ainda ontem li este artigo. Pode ser que ajude. E para o IVA, o que declaram?

"Saúde

Para a saúde que tenha o IVA reduzido (isento ou de 5%) pode deduzir 30% do valor gasto sem limite de despesas. Assim, se gastou 1.000€ poderá ver devolvidos 300€ no ano seguinte.

Para as despesas que têm o IVA à taxa normal (actualmente de 20%) poderá, da mesma forma, deduzir 30% mas com o limite de 62€. Para obter o benefício máximo terá de gastar 206€ em despesas desta natureza.
Educação

A educação beneficia também de 30% de deduções, com o limite máximo de 681€. Para obter o benefício total deverá gastar 2.272€ em despesas desta natureza. Se tiver 3 dependentes ou mais, então poderá deduzir mais 127€ por cada um dos elementos do agregado familiar.
Casa

Se paga renda da casa, em regime de aluguer ou com juros e amortizações para casa própria, pode deduzir 30% até ao limite de 586€. Significa que, para obter o benefício máximo, necessitará de gastar 1.953€ em despesas com a casa.
Lares

Se paga algum lar, poderá deduzir 25% das despesas com um limite de 362€. Para obter a dedução máxima, precisa de gastar 1.448€ em despesas com o lar.
Seguros de Vida

Por cada elemento passivo do agregado familiar (desde que tenha um seguro de vida próprio) pode deduzir 25% até ao máximo de 62€ anuais. Para garantir o máximo, deverá gastar 248€ em cada seguro de vida.
Seguros de Saúde

Funciona da mesma forma que os seguros de vida (cada elemento deverá ter o seu), no entanto a dedução é maior chegando aos 30% com um limite máximo de 82€. Para o máximo benefício terá de desembolsar 273€ por cada elemento passivo do seu agregado familiar.
Energias renováveis

Se adquirir algum equipamento que utilize energias renováveis irá conseguir óptimos benefícios fiscais. Para o ano de 2008 poderá receber 30% das despesas com um limite máximo de 777€ o que significa que deverá gastar 2.590€ para conseguir a totalidade das vantagens fiscais.
Equipamento informático

A maior percentagem de dedução aparece nesta categoria. Poderá ser reembolsado em 50% do valor que gastou em equipamentos informáticos para uso pessoal. O limite máximo é de 250€, o que significa que terá de gastar pelo menos 500€ em compras.

Esta dedução tem características especiais. Só pode ser usada uma vez durante o período 2006 até 2008 e apenas por contribuintes com taxas de IRS inferiores a 42%."

http://poupardinheiro.info/2008/08/18/deducoes-irs-2009/
Collapse


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Que despesas declaram?






Wordfast Pro
Translation Memory Software for Any Platform

Exclusive discount for ProZ.com users! Save over 13% when purchasing Wordfast Pro through ProZ.com. Wordfast is the world's #1 provider of platform-independent Translation Memory software. Consistently ranked the most user-friendly and highest value

Buy now! »
TM-Town
Manage your TMs and Terms ... and boost your translation business

Are you ready for something fresh in the industry? TM-Town is a unique new site for you -- the freelance translator -- to store, manage and share translation memories (TMs) and glossaries...and potentially meet new clients on the basis of your prior work.

More info »